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Case Monsanto – Melhores empresas para se trabalhar

Este é um case que envolve a premiação de uma das melhores empresas para se trabalhar, confira!

CONTEXTO. Há dez anos seguidos, a Monsanto tem sido premiada pelas mais conceituadas revistas de negócios como “uma das 100 melhores empresas para se trabalhar”.

PROBLEMAS DE COMUNICAÇÃO. Desde a 6ª premiação, a Babenko tem cuidado continuamente deste trabalho da empresa. A intenção da Monsanto, desde o início, foi repartir os méritos de sua conquista com seus funcionários. São os funcionários os principais expositores e praticantes dos métodos e políticas que fizeram a empresa atingir essa alta conceituação.

 

SOLUÇÕES. A Babenko é a agência além do conceito porque, na hora de solucionar as demandas de seus clientes, está atenta a outros aspectos além da propaganda. Neste caso, foi a própria perspectiva de que a Monsanto do Brasil receberia prêmios seguidos que, ano após ano, transformou a identidade das ações e as tornou integradas.
Para a 6ª premiação, em 2005, aconteceu um trabalho de endomarketing, com cartaz e brindes distribuídos aos funcionários.

Para a 7ª premiação, em 2006, deu-se continuidade ao trabalho de endomarketing. A temática, porém, mudou: de divisão de méritos para comemoração de uma seqüência de bons resultados. Por isso, o conceito foi criado a partir dos sete compromissos que levaram ao resultado e, para comemorarem o triunfo junto com a empresa, cada funcionário recebeu uma garrafa de vinho, rotulada com o logo da campanha.

Para a 8ª Premiação, em 2007, os esforços de comunicação começam a transcender os aspectos de endomarketing. O conceito, novamente, foi criado a partir do número – oito – e a temática trabalhou a conquista de forma lúdica, com um “oito biscoito” mordido representando mais uma conquista (“abocanhamos”) da Monsanto. Além das peças gráficas, os funcionários receberam uma agenda, feita especialmente para a ocasião e cintada com o conceito da campanha, e uma bandeja, com oito biscoitos na forma do número oito mordido. Dessa forma, o conceito foi materializado e o índice de lembrança, prolongado.

A partir da 9ª Premiação, em 2008, a condição da Monsanto, de estar entre as 100 melhores empresas para se trabalhar, passa a ser explorada mercadologicamente, e não apenas focada no público interno. Foi criada uma campanha de mídia, com peças impressas (anúncios em revistas) e eletrônicas (e-banners). O conceito não foi criado a partir da Monsanto, mas do trabalho de seus funcionários, que fizeram da empresa um excelente lugar para se trabalhar. Assim, estabeleceu-se mais um diferencial da marca. A campanha de endomarketing também foi realizada, com cartazes, o uso de um número nove inflável (cinco metros de altura) em todas as fábricas da Monsanto e novos brindes para os funcionários.

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